Novo currículo estadual de escolas do Pará deve ser realizado até o final do ano

Novo currículo estadual de escolas do Pará deve ser realizado até o final do ano

Por determinação do Ministério da Educação (MEC), todos os municípios do Pará precisam homologar um novo currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental. O prazo para a adequação vai até o dia 31 de dezembro, sendo obrigatória a construção da proposta curricular, que deve ser enviada ao Conselho Estadual de Educação, ou ao Conselho Municipal de Educação.

A decisão do MEC foi homologada em 20 de dezembro de 2018 e determina várias regras para a base de conhecimentos que as escolas devem ter, criando um cronograma das competências e habilidades que se esperam dos estudantes ao longo da escolaridade básica.

Além disso, a determinação também obriga que estados e municípios devem incluir princípios orientadores locais ao novo documento curricular, que observem suas especificidades socioculturais.

Vários municípios também já estão construindo os seus. O currículo Estadual tem como princípios o respeito às diversas culturas amazônicas e suas inter-relações no espaço e no tempo; educação para sustentabilidade ambiental, social e econômica, e a interdisciplinaridade no processo ensino aprendizagem. São eles que devem nortear os currículos das redes estadual e municipal.

Até o momento 131 municípios já assinaram o termo de adesão à nova Base Curricular da Educação Infantil. Os que ainda não assinaram devem procurar a Undime. O envolvimento das cidades é fundamental no processo de implementação da BNCC. Após a homologação, as escolas passarão por jornadas pedagógicas que ocorrerão no início do ano letivo 2020, para elucidar e formar os educadores sobre o novo documento curricular das escolas.

Fonte: Agência Pará

Fechar Menu