A nova variante do coronavírus que foi detectada no estado do Amazonas aumentou o alerta da possibilidade de reinfecção da Covid-19 no Pará. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sespa), ainda não há nenhum registro da nova variante no estado. 28 amostras colhidas no Pará foram encaminhadas para a Fundação FrioCruz, para serem analisadas.
Para impedir que a variante comece a infectar pessoas no Pará, profissionais de saúde reforçam a necessidade de mais cuidados de prevenção. Existem casos de pacientes que já testaram duas vezes para a doença, e que hoje sofrem as consequências da reinfecção.
Recentemente, a Sespa vem alertando a população sobre uma mutação do novo coronavírus. Nesta quinta, o governo publicou um decreto com mais restrições às atividades não essenciais.
Segundo a infectologista Rita Medeiros, a nova cepa tem maior poder de contágio e requer tanto cuidado quanto o vírus original.
“Surgiram três vírus diferentes, em locais diferentes no mundo. Na Inglaterra, na África do Sul e aqui no Brasil, mais especificamente em Manaus – vírus com mutações muito semelhantes, o que conferiu a essas novas variantes a capacidade de ser mais transmissível”, explicou.
Pela proximidade do Amazonas, principalmente com os municípios do oeste do Pará, há duas semanas está proibida a entrada de embarcações vindas do estado vizinho.
Fonte: G1 Pará