A gasolinas em todo território nacional irá mudar a partir desta segunda-feira (3), quando a nova fórmula do combustível passará a ser comercializada. A novidade foi anunciada há cerca de 1 mês pela Petrobrás, e terá o objetivo de garantir mais qualidade para o consumidor.
De acordo com especialistas, as mudanças serão aplicadas na gasolina tipo C comum) e premium, aquela indicada pelas fabricantes de carros esportivos. A Petrobrás, que é responsável por 90% da produção da gasolina vendida no Brasil, garante que já está seguindo os novos parâmetros.
Mudanças
Entre as mudanças na composição do combustível está a sua massa específica, que é a quantidade de uma substância por determinado volume. Para a gasolina, o padrão mínimo é 715 kg/m³. Isso significa que cada litro de gasolina deve pesar, no mínimo, 715 gramas. Antes, não havia um indicador
Outra mudança aplicada está no índice antidetonante (IAD) que antes era de 87 octanos e agora passa a ter 92 octanos, de acordo com a metodologia Ron.
Infelizmente, a mudança na qualidade da gasolina também irá influir no preço ao consumidor final. De acordo com a diretora de refino e gás natural da Petrobras, Anelise Lara, litro da gasolina terá uma tendência a ficar mais caro com as novas especificações do derivado.
Fonte: AutoEsporte