A neurocientista e presidente da Rede Sarah de hospitais, Lúcia Willadino Braga, foi premiada nesta quarta-feira, 10, com o Distinguished Career Award da Sociedade Internacional de Neuropsicologia (INS em inglês). É a primeira vez que um latino-americano recebe a honraria.
O prêmio é um reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos na área de neurociência que Lúcia realizou ao longo de mais de 30 anos. Nascida em Porto Alegre, a neurocientista desenvolveu inúmeras pesquisas desde a década de 80. Muitos de seus artigos foram publicados em revistas científicas internacionais, como a Science. Ela também foi autora e coautora de livros e capítulos de diversas obras.
Entre suas maiores contribuições para o campo da neurociência, são propostas de trabalhos de reabilitação para pacientes que possuem lesões no cérebro. Uma delas diz respeito ao tratamento por estímulos promovidos fora do hospital, em ambientes mais livres e acompanhados pela família do paciente. Lúcia se debruçou sobre pesquisas para comprovar, entre outras hipóteses, como a relação de afeto da família com o paciente é capaz de gerar melhores resultados para os tratamentos.
A premiação pelo trabalho é classificada pela cientista como algo muito positivo para o Brasil, um incentivo para que mais investimentos na área da pesquisa da neurociência sejam realizados e que mais pessoas possam se interessar pela área.
Fonte: Correio Braziliense