Nesta segunda-feira (12), a NASA divulgou uma imagem de satélite que ilustra uma extensa nuvem de fumaça sobre os estados do Pará e Amazonas. A imagem, capturada pelo satélite Aqua no dia 4 de agosto de 2024, revela uma densa fumaça na região de Apuí, no Amazonas, e ao longo da BR-163, no sul do Pará.
De acordo com a agência espacial americana, a fumaça é consequência da seca e do desmatamento na região. A publicação no site Earth Observatory explica que “plumas triangulares fluíam de áreas de desmatamento recente”, geralmente próximas a estradas secundárias, criando um padrão de terra limpa quando vistas de cima. Essas áreas desmatadas são frequentemente usadas para pecuária e agricultura.
A imagem foi capturada pelo Modis (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer) no satélite Aqua. Em julho, a NASA relatou que os incêndios na Bacia do Rio Amazonas atingiram níveis elevados, e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) do Brasil detectou quase o dobro de incêndios ativos na Amazônia brasileira em comparação com o mesmo período de 2023.
Incêndio na Floresta Nacional de Carajás
No sudeste do Pará, uma força-tarefa conseguiu controlar um incêndio que atingiu a Floresta Nacional de Carajás, em Parauapebas, após uma semana de trabalho intenso. O incêndio, que começou em 5 de agosto após um acidente de carro na estrada Raimundo Mascarenhas, consumiu mais de 180 hectares de vegetação.
Mais de 150 pessoas, incluindo brigadistas do Corpo de Bombeiros e do ICMBio, estiveram envolvidas no combate às chamas, que se espalharam rapidamente devido ao incêndio do veículo. A situação foi contida após intensas operações de rescaldo e controle.