Nesta sexta-feira (5), o Museu de Arte de Belém (Mabe) recebe duas novas exposições gratuitas que estarão abertas ao público. As mostras poderão ser visitadas de terça a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e aos sábados das 9h às 13h.
Exposição “Levantes Amazônicos” Às 17h, será inaugurada a exposição “Levantes Amazônicos” na sala Theodoro Braga. A mostra apresentará mais de 50 obras de 43 artistas locais, abrangendo fotografias, produções audiovisuais, pinturas, gravuras, esculturas e outras formas experimentais de arte. O objetivo é provocar reflexões sobre as múltiplas culturas e territórios amazônicos, explorando as relações entre imagens, emoções e lutas políticas na região.
O professor Leandro Lage, do programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM-UFPA), que coordena o projeto, destaca que o termo “levantes” refere-se a manifestações políticas que incluem movimentos e expressões por justiça, liberdade e resistência.
Exposição “Impermanência” Às 19h, será aberta a exposição “Impermanência” na sala Antonieta Santos Feio. Esta mostra, que seguirá até início de setembro, apresenta obras do artista Sanchris Santos, incluindo pinturas, esculturas e vídeo-performance. Sanchris Santos explora temas existenciais, refletindo sobre a condição humana, as transformações da vida e as incertezas do ser.
A curadoria da exposição foi realizada por Janice Souza, pesquisadora e educadora do Mabe, que destaca a importância das obras de Sanchris Santos em provocar reflexões sobre o indivíduo e a sociedade, especialmente o corpo da mulher negra não-binária em estado de resistência.
Serviços
- Exposição “Levantes Amazônicos”
- Abertura: 05/07/2024
- Horário: 17h
- Local: Sala Theodoro Braga, térreo do Museu de Arte de Belém – Mabe
- Exposição “Impermanência”
- Abertura: 05/07/2024
- Horário: 19h
- Local: Sala Antonieta Santos Feio, térreo do Museu de Arte de Belém – Mabe
Venha participar das aberturas das exposições e mergulhar nas reflexões e expressões artísticas dos talentos locais no Mabe.