Com o objetivo de evitar poluição e promover a preservação do meio ambiente, a Promotoria Eleitoral de São Geraldo do Araguaia, sudeste do Pará, criou o Projeto Eleições Limpas, que vai conscientizar partidos políticos, candidatos e eleitos sobre o uso de material de propaganda eleitoral nas ruas.
O objetivo do projeto é que um acordo com os partidos seja realizado para garantir que apenas material biodegradável seja utilizado nas campanhas impressas, como cartazes, santinhos, entre outros tipos de propaganda eleitoral.
O projeto também vai integrar escolas e faculdades, afim de que os estudantes também sejam informados sobre o descarte correto do material publicitário, e o incentivo ao setor de produção de material biodegradável.
O uso de matérias-primas biodegradáveis nas campanhas eleitorais já se tornou até projeto de lei do Senado Federal, visando tornar obrigatória a produção de propaganda eleitoral impressa a partir de material biodegradável. Estudos comprovam que esses materiais transformam-se mais facilmente em fragmentos e moléculas menores, diminuindo seu tempo de decomposição.
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 600 mil árvores já foram derrubadas apenas para a produção de propaganda eleitoral em 2012. Para cada tonelada de papel produzido a média é que 20 árvores e 100 mil litros de água são consumidos.
O Projeto Eleições Limpas promoverá também em data a ser definida um evento no município de Marabá, no prédio-sede da Promotoria local. Na ocasião será ministrada a palestra: “Regras Eleitorais para as Eleições 2020″ aos membros do Ministério Público Eleitoral que atuam naquela região. Os demais polos interessados no projeto poderão firmar parceria para realização em seus municípios.
Fonte: MPPA