Os fortes temporais e a maré cheia de rios em Belém continuam causando intensos alagamentos na cidade. Um dos locais mais afetados é o conjunto Promorar, onde os moradores estão com casas inundadas desde último sábado (7). De acordo com a população, uma obra estaria interferindo a vazão do córrego, o que estaria agravando a situação de alagamento.
Nesta terça (10), o acesso ao conjunto foi parcialmente bloqueado para obras emergenciais da prefeitura. Ônibus, carros e veículos pesados não podem passar pelo local, onde o tráfego está liberado apenas para pedestres e motociclistas, que precisam passar por cima de pedaços de madeira improvisados.
Os moradores do local ressaltam que a obra inacabada está represando um igarapé, que junto com as fortes chuvas, tem aumentando o nível do alagamento nas casas.
A rotina dos moradores agora é colocar o pé na água suja e contabilizar prejuízos. Computadores, geladeiras, televisores são alguns bens que eles têm perdido devido aos alagamentos. Casas foram invadidas pela água e continuavam alagadas nesta terça. O canal que corta o conjunto transbordou e a água continua no mesmo nível das ruas.
Fonte: G1 Pará