Moradores do porto do Km-11, em Tucuruí, realizaram um protesto nesta última segunda-feira (16) contra a Equatorial Energia. O motivo, seria a falta de energia na localidade, que ficaram desde as 8h da manhã sem qualquer tipo de energia elétrica.
Na manifestação, os moradores interditaram um trecho da PA-263. Os comerciantes da área encorparam o coro contra a concessionária alegando prejuízos devido à falta de energia que é recorrente. São donos de peixarias, geleiras, padarias, mercadinhos que alegam que seus produtos, a maioria perecíveis, acabam estragando pela falta de energia.
A Polícia Militar esteve no local e negociou com as pessoas que protestavam para liberar por 10 minutos cada via. Um caminhão da Equatorial ficou preso na manifestação e os funcionários impedidos de transitar.
Depois de quase uma hora, uma equipe de plantão da empresa chegou ao local para fazer o reparo em um dos transformadores, que segundo o funcionário da empresa estava com problema no porta fusível (canela desligada).
O embate entre moradores do porto e a concessionária vem se arrastando há um ano, desde que começou a interligação das redes ao sistema da empresa. Hoje, os moradores não têm conta contrato ou um número de unidade consumidora para registrar a reclamação.
Após a energia ser restabelecida, a pista foi totalmente liberada pelos manifestantes.
Em nota a Equatorial Energia se posicionou a respeito:
A Equatorial Energia Pará informa que o fornecimento de energia no Km 11, em Tucuruí, foi normalizado às 20h, desta segunda-feira (16). A interrupção foi ocasionada por um urubu na rede elétrica.
A empresa esclarece que há aproximadamente 3.100 instalações residenciais na Vila Permanente e Km 11. Deste número, 350 instalações ainda não estão cadastradas junto à Equatorial, ou seja, não possuem conta contrato.
Em tempo, a distribuidora ressalta que para atendimentos, como falta de energia, é necessário que o cliente abra uma ocorrência por meio dos canais de atendimento: pelo telefone 0800 091 0196, o site www.equatorialenergia.com.br, ou pelo WhatsApp com a Clara no DDD 91 3217-8200. Vale lembrar que por meio dos canais de atendimento, os clientes podem ter acesso ao número da sua conta contrato ao informar o seu CPF.
Fonte: Dol Carajás