Ministro das Relações Exteriores afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia já gera impactos positivos para o Brasil

Ministro das Relações Exteriores afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia já gera impactos positivos para o Brasil

O acordo firmado entre Mercosul e União Europeia, anunciado na última sexta-feira, 28, já começa a produzir resultados positivos. Pelo menos é o que afirma o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

De acordo com o ministro, antes mesmo da entrada em vigor do acordo já é possível detectar impactos positivos para o Brasil, como a atração de investimentos estrangeiros que vão olhar para o país com um novo potencial mercadológico. Os comentários do ministro foram feitos nesta quinta-feira, 4, durante a live semanal com o presidente Jair Bolsonaro.

O acordo entre os blocos prevê reduções tarifárias que vão beneficiar diretamente o Brasil. Produtos agrícolas como o café e o suco de laranja, por exemplo, terão suas tarifas de exportação eliminadas pelos países europeus, aumentando as vendas e o lucro do Brasil. Os exportadores brasileiros obterão ampliação do acesso, por meio de quotas, para carnes, açúcar e etanol, entre outros produtos. O acordo também reconhecerá como distintivos do Brasil vários produtos, como cachaças, queijos, vinhos e cafés.

A parceria entre Mercosul e União Europeia ainda precisar ser ratificada por cada um dos 32 países envolvidos.

Fonte: Agência Brasil

Fechar Menu