Em um comunicado oficial realizado nesta terça-feira (28), o Ministério da Saúde informou que está investigando o primeiro caso suspeito de coronavírus no Brasil. Trata-se de uma estudante de 22 anos que está internada em Belo Horizonte e que viajou para a cidade de Wuhan, na China, local do epicentro da doença.
De acordo com o ministro da Saúde, o quadro da estudante é estável. No momento ela se encontra em uma área de isolamento até que o resultado dos exames seja divulgado. Cerca de 14 pessoas que tiveram contato com a paciente estão sendo monitoradas.
Para descobrir a infecção pelo coronavírus é necessário fazer exames laboratoriais que verificam se o padrão do vírus é equivalente ao mesmo que apareceu na China e já matou pelo menos 80 pessoas.
Até o momento, o ministério da saúde afirma que pelo menos nove casos de pessoas com sintomas respiratórios foram analisados no Brasil, mas nenhum se enquadrou como coronavírus.
O Ministério da Saúde desaconselha viagens à China neste momento. “Não sendo estritamente necessário, recomendamos que não façam viagens até que o quadro todo esteja bem definido”, afirma, citando a ausência de dados completos sobre a extensão da transmissão do novo coronavírus.
Fonte: Folha de SP