Memorial dos povos indígenas do Pará será construído em Belém

Memorial dos povos indígenas do Pará será construído em Belém

Com o objetivo de preservar a cultura do Pará e preservar a identidade dos povos indígenas do Estado, na última sexta-feira, 19, o Governo do Pará lançou o projeto Casa da Mata – Memorial da Arqueologia dos Povos Originários do Pará, que será inaugurado em julho deste ano.

O memorial será construído no Parque Estadual do Utinga, em Belém, e terá 365 metros quadrados de extensão. No espaço, um grande acervo arqueológico e cultural das regiões de Marajó e Tapajós será mostrado à população, sob a guarda do Museu do Estado do Pará (MEP).

O projeto foi apresentado durante uma celebração em alusão ao Dia do índio, comemorado no dia 19 de abril. De acordo com a secretária de Cultura, Ursula Vidal, a data não é apenas um dia para lembrar os povos nativos, mas sim um momento de quebrar preconceitos e estereótipos criados ao longo dos anos.

Na programação realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, houve ainda uma roda de conversa sobre cultura indígena, danças e cânticos, pintura corporal e venda de artesanato. A Casa da Mata, que também contará com ações educativas, funcionará das 10 às 17 h, exceto às terças-feiras, por conta da manutenção do Parque do Utinga, que neste dia não abre ao público.

A iniciativa é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secult, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio).

Fonte: Agência Pará

Fechar Menu