A Meia Passagem Intermunicipal dos estudantes paraenses, que iria passar o prazo de validade em outubro, estará prorrogada até o final de dezembro deste ano. A decisão foi tomada pela Comissão Gestora do benefício e pela Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon-PA).
Com a mudança, os estudantes poderão continuar a pagar meia passagem em viagens intermunicipais e continuar seu deslocamento para os estudos em outra cidade.
A prorrogação foi decidida em uma reunião extraordinária com várias entidades, que entenderam a medida como correta devido o ano atípico em função da pandemia de Covid-19. “Chegamos ao consenso de que era necessário prorrogar o prazo de vencimento das carteiras, neste ano tão difícil que levou à suspensão das aulas, e a necessidade de adequação do calendário estudantil, para que os alunos não fossem prejudicados em seu direito de deslocamento para os estudos”, destaca Denise Pimenta, diretora do Conselho Financeiro e Tarifário da Arcon.
Desse modo, as empresas de transporte intermunicipal foram orientadas a aceitar a carteira da meia passagem estudantil neste tempo de suspensão das aulas presenciais, mediante comprovação dos alunos. Denise Pimenta informa que o benefício deve ser concedido aos alunos de ensino técnico e universitário das instituições nas quais as aulas presenciais foram retomadas, aos que estão em estágio obrigatório, realizando pesquisas, e em aulas nos laboratórios. “Eles devem apresentar a declaração da universidade (assinada e carimbada) junto com a carteira do Interpass às empresas de transporte intermunicipal para o uso da meia passagem”, destacou.
Estudantes podem entrar em contato com a Cogmep para fazer o cadastramento ou a renovação da sua carteirinha, por meio de agendamento prévio pelo telefone (91) 3246-7820 ou (91) 98237-1261 ou pelo e-mail: arconcogmep@arcon.pa.gov.br.
Fonte: Oliberal