Manifestações de garimpeiros no Pará chegam ao 4° dia consecutivo

Manifestações de garimpeiros no Pará chegam ao 4° dia consecutivo

Manifestações de garimpeiros em rodovias no sul e sudeste do Pará já se encontram interditadas por quatro dias. A motivação da categoria é a solicitação de uma resposta do governo federal para a legalização da exploração de minério em áreas que não são reservas indígenas. Eles também exigem o fim de ações de fiscalizações ambientais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) na região sudeste do estado.

Na rodovia BR-158 e na PA-287 as manifestações começaram na manhã de quarta-feira, 30. Os garimpeiros bloquearam as vias e autorizavam a passagem somente ambulâncias e veículos pequenos. A situação causou revolta nos caminhoneiros e uma fila de mais de 15 km de extensão.

Em resposta, motoristas de caminhão também realizaram um bloqueio dentro da interdição para impedir a passagem na pista. A reclamação da categoria é que o bloqueio dos garimpeiros causaria prejuízos a caminhões com cargas perecíveis, pois havia óleo diesel suficiente apenas para algumas horas.

Na BR-155, em Eldorado dos Carajás e em Ourilândia do Norte, na PA-279, a interdição chega ao seu quarto dia. De acordo com os manifestantes em Eldorado dos Carajás, a pista está sendo liberada a cada três horas, para não prejudicar o abastecimento de mercadorias na região.

Em Ourilândia do Norte, os garimpeiros mudaram o ponto de interdição, saindo da proximidade do aeroporto para uma área conhecida como Cateté, a 23 quilômetros do centro da cidade. O bloqueio na área é total, com a pista sendo liberada a cada 12 horas de interdição.

Fonte: G1 Pará

Fechar Menu