O governo do Pará, através da Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), proporcionou a maniçoba, uma das maiores iguarias paraenses, como a merenda escolar de alunos na rede pública de Soure, na ilha de Marajó. O prato foi servido em comemoração as festividades do “Círio de Soure”, comemorado nos últimos dias.
Devido à pandemia de Covid-19 as aulas continuam suspensa na rede pública estadual, no entanto a maniçoba foi entregue na casa das famílias dos estudantes, em potes higienizados de acordo com as medidas sanitárias necessárias para prevenir os riscos da pandemia.
Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Soure, cerca de 30% dos ingredientes da merenda escolar do município são provenientes da agricultura familiar. No caso da maniçoba servida na última semana, todo o material veio de pequenos agricultores. A maniva, a linguiça e o chouriço usados no prato foram fornecidos pela Associação da Agricultura Familiar dos Campos do Marajó (AAFCAM) que possui 52 associados.
O sucesso do cardápio também foi confirmado pelos pais dos estudantes. Segundo Glenda Carvalho, mãe dos irmãos Yago, de 12 anos, e Yan, de 10 anos, estudantes da Escola Municipal Dom Alonso, a maniçoba foi recebida de forma muito especial pela família.
“Nós adoramos saber que a merenda escolar era maniçoba. Quando soubemos, meu esposo foi até a escola e pegou. Quando chegou em casa, meus filhos viram que era da escola e ficaram muito felizes.”, conta Glenda.
Soure já serviu outras iguarias regionais
Maniçoba não é o primeiro prato típico do Pará oferecido aos alunos da rede pública de Soure. Em julho, alunos receberam “x-búfala”, uma versão saudável dos sanduíches de fast food. Além disso, foram oferecidos sorvete de leite de búfala com frutas típicas, assim como peixe frito e açaí.
Ao todo, cerca de 4.500 famílias de crianças e adultos em processo de alfabetização, matriculados nas 23 escolas de ensino fundamental do município recebem os alimentos naturais.
Fonte: G1 Pará