As manchas de óleo em praias do nordeste continuam a avançar. Nesta segunda-feira, 14, as manchas de petróleo foram encontradas na Praia de Pirambu, Litoral Norte de Sergipe. O município foi um dos primeiros a registrar a substância, desde o dia 24 de setembro. Atualmente, mais de 100 toneladas de óleo já foram recolhidas de Sergipe.
Em Pirambu, 15 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) trabalham na limpeza e monitoramento da praia desde o dia 25 de setembro.
Sergipe possui 193 km de litoral, com 17 praias, todas afetadas com o problema, que atinge 72 municípios nos nove estados do Nordeste. Desses, em 119 km existe o monitoramento da reprodução das tartarugas marinhas feito pelo TAMAR.
Para tentar frear o avanço do óleo e minimizar os impactos ambientais, a Justiça determinou neste último sábado, 12, que a União e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) protejam rios em Sergipe das manchas em até 48 horas. Sergipe ainda aguarda também o apoio da Petrobras, que pode ajudar enviando equipamento de proteção para conter as manchas.
Neste sábado, o governo sergipano iniciou, em um dos rios, a instalação de barreiras alugadas pelo valor de quase R$ 7 mil por dia.
Fonte: G1 Globo