A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) divulgou nesta quinta-feira (3) que mais de 8 mil agentes integrarão o esquema de segurança da “Operação Eleições 2024” em todo o estado. A operação vai mobilizar 8.891 agentes e contará com o apoio de 1.700 viaturas, além de aeronaves e embarcações, garantindo a segurança nas eleições que ocorrem no próximo domingo (6) em 144 municípios paraenses.
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar do Pará, Cel. PM Dilson Júnior, as ações de segurança começarão com o transporte e escolta das urnas, além da proteção em locais de votação com risco de roubo, furto ou vandalismo. “A partir da meia-noite de sábado, intensificamos a fiscalização de bares e casas de shows com a entrada em vigor da lei seca. No domingo, durante o pleito eleitoral, garantimos que o cidadão possa votar com segurança”, explicou o comandante.
A operação é coordenada pela Segup e conta com a participação de todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública (Sieds), além de parceiros como as polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), que atuarão com ações preventivas e ostensivas em todo o território estadual.
Efetivo e Logística
Na Região Metropolitana de Belém, serão mobilizados 6.260 agentes, enquanto 2.631 atuarão no interior do estado. O efetivo inclui policiais militares, civis, científicos, bombeiros, agentes do Departamento de Trânsito, Secretaria de Administração Penitenciária, Grupamentos Aéreo e Fluvial de Segurança Pública, além de guardas municipais e agentes de trânsito.
A operação contará com 1.721 viaturas, seis aeronaves, incluindo helicópteros e aviões, além de 60 embarcações e quatro lanchas blindadas.
Delegacias e Monitoramento
Todas as 33 delegacias da Região Metropolitana de Belém estarão em funcionamento no domingo, assim como as delegacias dos 139 municípios do interior. Equipes especializadas reforçarão o plantão 24h na Divisão de Investigação e Operações Especiais (Dioe).
No dia das eleições, os Centros Integrados de Comando e Controle Estadual (CICCE) em Belém e os Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCRs) em 14 municípios paraenses estarão em operação, com o monitoramento em tempo real das ações de segurança. Entre os municípios com centros de controle estão Castanhal, Santarém, Marabá, Capanema, Tucuruí e Parauapebas. Esses centros terão a presença de representantes de todos os órgãos de segurança pública estadual e municipal, além de parceiros como a PF e a PRF, para acompanhar as movimentações durante o pleito.