O prazo para regularizar o título de eleitor já terminou, e pelo menos cerca de 66.837 eleitores terão o seu documento cancelado no Pará, já que não justificaram sua ausência nas eleições passadas.
O cancelamento do título de eleitor acarreta vários problemas, como o impedimento de abrir conta, fazer empréstimo, prestar concurso público e até a invalidez do CPF. Entre os municípios onde mais se registra eleitores que irão perder os títulos estão: Ananindeua (4263), Marabá (3.412), Parauapebas (2.813), Santarém (2.785) e Itaituba (2.584).
Os prejuízos para quem tem o título cancelado são grandes, mas de acordo com o secretário de Tecnologia da informação do TER-PA, Felipe Brito, existe uma forma de reverter a situação.
Para ter o título de volta, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral mais próximo com seus documentos de identificação. Dependendo da situação ele pode pagar uma multa, de R$ 3,50 por turno perdido, podendo pagar no máximo até R$ 10,00. O eleitor tem até o ano que vem para fazer a regularização.
Fonte: G1 Pará