‘Lockdown’ é anunciado para 10 cidades do Pará, decreto inicia a partir de quinta-feira

‘Lockdown’ é anunciado para 10 cidades do Pará, decreto inicia a partir de quinta-feira

A partir da próxima quinta-feira (7) 10 cidades do Pará entraram no decreto de ‘lockdown’ anunciado e confirmado pelo governador Helder Barbalho nesta última terça-feira (5). O termo ‘lockdown’ significa o bloqueio total da circulação de pessoas e o isolamento mais rígido e fiscalizado pelo Estado.

De acordo com o governador, as atividades essenciais continuaram funcionando, porém, as pessoas que saírem de suas casas precisarão levar identidade com foto, carteira de trabalho ou funcional para sua identificação na rua. Agentes fiscalizadores estarão na cidade para garantir que a circulação das pessoas seja estritamente feita apenas em caráter de urgência.

Confira a seguir a lista com todos os municípios que entrarão no sistema de ‘lockdown’

  1. Belém
  2. Ananindeua
  3. Marituba
  4. Benevides
  5. Castanhal
  6. Santa Bárbara do Pará
  7. Santa Izabel do Pará
  8. Vigia (nordeste)
  9. Santo Antônio do Tauá (nordeste)
  10. Breves (Marajó)

O governo fala em medidas mais drásticas desde o dia 1º de maio, quando o número de mortes de Covid-19 quase triplicou em uma semana no Pará, segundo levantamento feito pelo G1 com dados oficiais das secretarias estaduais. O estado teve crescimento acima da média nacional e o maior entre os mais afetados entre 24 e 30 de abril. Belém e outras cidades também vivem colapso na saúde e no sistema funerário.

Segundo o governo, o bloqueio total tenta atender recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de índice de isolamento social de, ao menos, 70%. O índice caiu no Pará na última segunda (4) e atingiu 48,27%. Belém teve 51,1 %, segundo último boletim.

O estado é o segundo a adotar a medida. Em São Luís e região metropolitana no Maranhão, foi iniciado o bloqueio total nesta terça-feira. Sem usar o nome ‘lockdown’, Fortaleza anunciou o endurecimento das medidas de isolamento social, que foram prorrogadas até 20 de maio.

Fonte: G1 Pará

Fechar Menu