O líder indígena Raoni Metuktire, conhecido por lutar contra o desmatamento da Amazônia, se encontrou com o Papa Francisco nesta segunda-feira, 27, no Vaticano. O encontro faz parte de uma preparação para a Assembleia Especial do Sínodo, um evento que vai reunir Bispos na região Panamazônica.
A Assembleia terá o tema: “Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para Ecologia” e será realizado de 6 a 27 de outubro. No evento, é esperado que cardeais do mundo todo possam aderir a um conjunto de ações que impessas a destruição do meio ambiente.
Junto com o líder indígena, outros três índios da liderança do Xingu estão acompanhando na viagem. Raoni Metuktire está na Europa desde o dia 12 de maio, onde pode participar de eventos com jovens e até foi recebido por chefes de Estado, como o presidente Emmanuel Macron, da França. Em todos os momentos o índio tem destacado o avanço do agronegócio e a da indústria madeireira, que tem aumentado o desmatamento da floresta amazônica.
O Papa Francisco tem se mostrado sensível a questões ambientais. Em 2018 ele visitou Puerto Maldonado, uma cidade no sudeste do Peru, e denunciou vários problemas enfrentados pelos moradores em decorrência da exploração da floresta.
Esta é a primeira vez que a Igreja Católica oficialmente apoia e estabelece ações para motivar a preservação do meio ambiente.
Fonte: G1