Uma determinação da Justiça vai obrigar o município de Redenção, sul do Pará, a decretar lockdown por pelo menos 14 dias no mês de julho. A ordem judicial tem até 48 horas para ser cumprida, com o fechamento de todas as atividades consideradas não essenciais.
O objetivo da Justiça é tentar conter o avanço do novo coronavírus na cidade. De acordo com a promotoria do Ministério Público do Estado (MPPA), o município não dispõe de leitos de UTI para atender pacientes diagnosticados com Covid-19.
A determinação já tem forte reação dos comerciantes da cidade, que realizaram um protesto nesta última quarta-feira (1) contra o fechamento do comércio. A prefeitura disse que não considera necessário o fechamento e que essa medida pode afetar ainda mais a economia do município, mas que vai cumprir a decisão.
A determinação foi uma resposta da Justiça a uma ação civil pública do Ministério Público do Estado (MPPA), que solicitou no dia 24 de junho o fechamento das atividades não essenciais. O MP argumentou que o endurecimento das medidas de isolamento em Redenção é necessário, já que a saúde pública do município pode entrar em colapso.
Fonte: G1 Pará