O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, irá enviar o seu emissário, Jake Sullivan, para se reunir com governadores da Amazônia nesta próxima quinta-feira (5). O encontro terá o objetivo de articular negociações sobre ações no meio ambiente, uma tentativa de contornar as decisões do presidente Jair Bolsonaro.
O Consórcio Interestadual da Amazônia Legal irá acontecer em Brasília e contará com os governadores do Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins. O governo federal não deve ter representante na reunião.
Sullivan ocupa um dos cargos mais estratégicos em Washington, sendo responsável por aconselhar diretamente Biden em temas de segurança nacional. Uma das prioridades do governo Biden, a luta contra mudanças climáticas foi elevada a tema discutido no Conselho de Segurança Nacional, do qual Sullivan faz parte.
Durante a reunião, as autoridades presentes devem discutir sobre o desmatamento na Amazônia e mecanismos de financiamento internacional de projetos de proteção do bioma. Mas os americanos também estão interessados em ouvir os governadores sobre o relacionamento com a gestão Bolsonaro.
Sullivan estará em Brasília para uma série de conversas com autoridades do governo brasileiro, inclusive com o próprio Bolsonaro. O foco da visita deve ser —novamente— a ofensiva diplomática contra a participação de empresas chinesas no futuro mercado do 5G no Brasil.
Fonte: Oliberal