Nesta quinta-feira, 17, será realizada no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia a nona edição de Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), um dos maiores eventos relacionados a promoção e evolução do turismo no Pará.
Com o tema “Conectando negócios com a Amazônia”, a feira tem o objetivo de integrar destinos e atrativos turísticos para todo o estado, realizando parcerias entre profissionais de comunicação e todos aqueles envolvidos com a cadeia de negócios e rede de prestação de serviços da atividade turística.
Na quinta-feira será realizado o primeiro momento do evento, chamado Módulo do Conhecimento, que acontece nos dias 17 e 19 de outubro. Já na tarde de sexta-feira, 18, os temas abordados na programação serão: “Políticas públicas de turismo: cenário e oportunidades”, “Desafios e oportunidades da gestão descentralizada do turismo”, “Turismo sustentável e turismo de experiência – uma nova abordagem” e ainda “O legado do turismo de negócios e eventos”.
A IX Fita terá dois momentos distintos. O primeiro, chamado Módulo do Conhecimento, vai ocorrer entre os próximos dias 17 e 19 de outubro. Nesta quinta-feira (17), a partir das 19h, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, será feito o lançamento oficial com um coquetel e palestra magna da ex-presidente da Embratur, Jeanine Pires. Nos dois dias seguintes, a programação prevê painéis de debates, palestras e networking para os participantes.
Pensando em atrair mais operadores, veículos de comunicação, agentes de viagens e até influenciadores digitais, a Setur irá realizar famtours (viagem de familiarização para representantes de empresas) com 12 operadoras turísticas e agentes de viagem do Brasil e exterior, contemplando países como Itália e Espanha.
A segunda etapa do evento será a realização da feira em si, que vai ocorrer de 3 a 5 de abril de 2020, no Hangar, com funcionamento do pavilhão de expositores, das 15h às 22h. O espaço de produtos turísticos é destinado a empresas e instituições governamentais, para exposição de produtos relativos ao turismo, enquanto que o espaço Feirão Pará se dedica às agências de viagem, a fim de comercializar seus serviços a preços diferenciados.
A programação completa inclui ainda café com o trade, palestras para o público final e a Vitrine Cultural, um espaço institucional do governo do Estado e outro para as 14 regiões turísticas do Pará, áreas de promoção e divulgação das rotas gastronômicas, Rota Amazônia (que integra Pará, Amazonas e Maranhão), Rota do Peregrino Mariano, além de praça de alimentação com a comercialização de comidas regionais para o público presente na feira.