Invasões de terras sofrem grande redução no governo de Bolsonaro

Invasões de terras sofrem grande redução no governo de Bolsonaro

O ano de 2019, o primeiro de mandato do governo de Jair Bolsonaro, foi marcado pela diminuição drástica das invasões de terras. De acordo com dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), apenas cinco ocupações ilegais foram registradas em 2019, um número muito inferior se comparado aos anos anteriores, que foram marcados por muitas invasões à propriedades rurais.

Confira abaixo os registros do Incra em cada um dos governos na gestão das invasões de terras:


FHC 1999: 502
Lula 2002: 222
Lula 2007: 298
Dilma 2011: 200
Dilma 2015: 185
Bolsonaro 2019: 5

Analisando o levantamento do Incra é possível destacar o ano de 1999 como o pior índice, onde 502 invasões a propriedades foram registradas no governo de FHC.


A forte diminuição das invasões pode ser explicada pelo frequente discurso de Bolsonaro em combater as ações do Movimento Sem Terra (MST), um compromisso que foi firmado ainda em sua campanha como candidato e que continua em seu mandato como presidente.


Outro fator é o próprio enfraquecimento do movimento, que perdeu financiamento público e convênios de entidades e organizações não governamentais que mantinha nos governos do PT.


O levantamento do Incra sobre o número de invasões em 2020 ainda não foi divulgado, mas analisando a postura do governo Bolsonaro, que se manteve a mesma neste ano, a expectativa é que os números devem ficar bem próximos dos alcançados em 2019.

Fonte: Correio Braziliense

Fechar Menu