Estudantes paraenses já podem se inscrever em um programa de bolsas de estudos no Japão, que tem vagas abertas até o dia 27 de agosto.
Anualmente o governo do Japão oferece bolsas para estudantes e pesquisadores de todo o mundo. Há bolsas disponíveis para modalidades graduação, Escola Técnica e Curso Profissionalizante.
No período de 1º e 22 de setembro terá início as inscrições para outras modalidades, como Pesquisa e Pós-Graduação, voltado aos estudantes e pesquisadores dos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí.
Para pleitear uma vaga na modalidade Graduação, Escola Técnica e Curso Profissionalizante, é preciso ter os seguintes pré-requisitos: ser brasileiro; ter idade até 24 anos em 1º de abril de 2021; ensino superior ou formação específica completa; conhecimento da língua inglesa e/ou japonesa.
Para vagas nas bolsas de Pesquisa e Pós-graduação, o candidato deve ser brasileiro; ter idade até 34 anos em 1º de abril de 2021; ensino superior completo; conhecimento da língua inglesa e/ou japonesa; recomendável ter iniciação científica.
Seleção
Por causa da pandemia, a seleção constará de análise de documentos e estão previstos as provas escritas e entrevista em inglês e/ou japonês. Os benefícios da bolsa são: valor mensal que varia entre R$ 5 mil e R$ 7 mil, passagens aéreas de ida e volta ao Japão e pagamento das despesas escolares.
Mais informações no site.
O consulado do Japão em Belém fica localizado na avenida Magalhães Barata, 651. Belém-PA. Prédio Office Center,7º andar. CEP: 66060-281. E-mail: conjabel@bm.mofa.go.jp.
Fonte: G1 Pará