Nesta quarta-feira (13) vídeos viralizaram na internet ao mostrar uma grande ação de detentos que estavam limpando vias públicas em Belém do Pará. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), que possibilita a 180 custodiados na Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI) realizaram serviços de limpeza, pintura de meio fio, poda de mato, entre outros
O projeto iniciou do bairro do Entroncamento e segue até o centro de Ananindeua. Ao todo são 10 km de vias contempladas com os serviços, trabalho que além de beneficiar a cidade, também melhora a vida dos custodiados, que têm diminuição da pena e mais oportunidades de serem reintegrados à sociedade.
Os serviços são sempre escoltados por agentes da Seap. Todos os participantes fazem curso de capacitação para as atividades e recebem equipamentos de proteção individual (EPI) para a realização dos serviços.
Para o secretário titular da Seap, Jarbas Vasconcelos o projeto Limpeza de Vias Públicas permite que as atividades de limpeza na cidade possam ser realizadas com custo menor ao orçamento público além de reforçar o combate ao crime organizado e controle das unidades prisionais.
Redução da violência
O investimento em projetos como esse pode explicar os resultados de diminuição da criminalidade no Pará. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (Segup), de 1° de janeiro a 31 de agosto de 2019, o número de homicídios reduziu 38% em todo o estado.
Na região metropolitana de Belém os números foram ainda maiores, com uma redução 54,86% no número de homicídios. Em Ananindeua, onde a estatística de violência era uma das maiores do estado, o índice de homicídios reduziu em quase 76%.
Investimento em segurança
Para que os números da violência continuam sendo reduzidos em todo estado, o governo continua investindo em profissionais qualificados para reforçar a segurança pública. Nesta quarta-feira (12), cerca de 600 agentes prisionais foram empossados em uma cerimônia realizada no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. Em breve eles já estarão trabalhando em várias casas penais do Pará.
Fonte: Agência Pará