A Prefeitura de Parauapebas através de uma política social de acolhimento está beneficiando 46 indígenas venezuelanos que migraram para a cidade há pouco mais de um ano. Os nativos são da etnia Warao e estão sendo atendidos em um espaço totalmente reformado e adaptado.
A iniciativa é um grande avanço na área de benefício social, pois oferece um espaço digno para o acolhimento e que respeita os costumes da tribo Warao. “O governo municipal tem trabalhado forte para cuidar das pessoas. Recentemente, tivemos a inauguração do espaço do Acolhimento Esperança para crianças e adolescentes, do Conselho Tutelar do bairro Rio Verde e agora estamos entregando o espaço do para acolher os venezuelanos”, explica o secretário de Assistência Social de Parauapebas, Celso Ricardo.
O novo espaço oferece um ambiente muito mais adequado para o atendimento aos venezuelanos. É o que explica a coordenadora do espaço, Urdiancyra Batista, que reafirma o compromisso de outras secretarias em ajudar neste trabalho social.
“Agora, o acolhimento é institucional e envolve todas as secretarias. Temos um professor que é cedido pela Educação, temos um técnico de enfermagem cedido pela Saúde, contamos com uma equipe técnica que fica o tempo todo aqui com assistente social, sociólogo e um psicólogo que dá esse suporte pra eles”, relatou a coordenadora.
O espaço conta com espaço amplo, uma sala de aula, um auditório que poderá ser utilizado para as atividades religiosas e quartos adaptados com redes, além de salas para atendimentos individualizados com os profissionais.
Fonte: Ascom PMP