Indígenas realizam protesto contra o governo Bolsonaro em Brasília

Indígenas realizam protesto contra o governo Bolsonaro em Brasília

Nesta quarta-feira, 24, iniciou em Brasília o Acampamento Terra Livre (ATL), que foi realizado em frente a Praça dos Três poderes e da Esplanada dos Ministérios. O evento, que acontece todos os anos, deve se estender até a sexta-feira, 26, reunindo lideranças e representantes para chamar atenção sobre as demandas da população indígena.

As tensões entre o Governo e os membros da organização vêm aumentando desde antes do evento. Em uma live no facebook, Bolsonaro chegou a chamar o acampamento de “encontrão de índios” financiado com dinheiro público.

Em nota, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), que organiza o acampamento, negou que o evento é realizado com dinheiro público, afirmando que o encontro sempre ocorreu, há mais de 15 anos, autofinanciado com a ajuda de diversos colaboradores.

Neste ano o evento vem carregado de reivindicações, já que desde o início do governo, Bolsonaro adotou medidas que não agradaram os membros da organização, como o decreto que retira da Fundação Nacional do Índio (Funai) o poder de identificar e demarcar as terras indígenas e a retirada da Funai do ministério da Justiça e colocando a pasta sob o comando das Mulheres, Família e Direitos Humanos. As decisões são alvos de protesto pelo movimento em Brasília.

Fonte: Amazônia notícia e informação

Fechar Menu