Indígenas Kayapó mantêm bloqueio da BR-163 no Pará pelo 4º dia consecutivo

Indígenas Kayapó mantêm bloqueio da BR-163 no Pará pelo 4º dia consecutivo

Pelo quarto dia consecutivo um grupo de indígenas da tribo Kayapó está interditando a BR-163, no sudoeste do Pará. Ainda nesta quinta-feira (20) os manifestantes permanecem bloqueando a via, mesmo após uma ordem da Justiça Federal em Itaituba, que permite o desbloqueio da estrada e estabelece R$ 10 mil de multa diária em caso de descumprimento.

No final da tarde de quarta-feira (19), a fila de veículos na BR-163 já chegava a 20 quilômetros de extensão. Os manifestantes liberaram o fluxo e fecharam no início da manhã desta quinta.

O MPF entrou com recurso no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, contra a ordem que prevê a retirada com força policial de indígenas da etnia Kayapó. A ação ainda não foi julgada. Segundo o MP, a decisão afronta princípios e valores constitucionais, viola o direito de manifestação e deixa de observar as legítimas reivindicações feitas pelos indígenas.

Os manifestantes querem a expulsão de madeireiros e garimpeiros de suas terras. Além disso, cobram estudos ambientais e consulta pública para a instalação da ferrovia que vai ligar o Pará ao Mato Grosso, a “Ferrogrão”. A via é liberada por algumas horas para garantir a passagem de alguns veículos.

Fonte: G1 Pará

Fechar Menu