O instituto Ideflor-Bio enviou brigadistas neste último final de semana para combater um incêndio no Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas, no sudeste do Pará. As chamas começaram devido uma ação criminosa que foi realizada dentro do parque. O infrator foi identificado como um morador da comunidade Sucupira.
Apesar dos esforços dos brigadistas, o fogo acabou se alastrando em grandes proporções, devido o período de seca e a transição entre os biomas da floresta Amazônica e o cerrado na região. Foi necessário pedir a ajuda também do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP) e o Corpo de Bombeiros Militar de Marabá para combater o incêndio.
A equipe do Ideflor-Bio segue orientando as comunidades e tem emitido informações diárias sobre o avanço do fogo para dirimir possibilidades de incidentes ocasionados pelo incêndio na região.
O criminoso foi preso e encaminhado para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Geraldo do Araguaia e em seguida o crime foi registrado na Delegacia de São Geraldo do Araguaia.
Segundo o Ideflor-Bio, apesar do fogo ser uma condição natural do cerrado, o prejuízo para a preservação da biodiversidade é muito grande. A conscientização dos comunitários nesse período de estiagem do verão amazônico é fundamental para a prevenção de incêndios florestais no Parque.
Fonte: G1 Pará