Uma recente pesquisa publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que mais de 303 mil paraenses deixaram de procurar emprego neste ano. O número de desalentados – pessoas que desistiram de procurar emprego, aumentou em 500% nos últimos cinco anos.
Em 2014 o número de desalentados no Pará era de aproximadamente 64 mil. Entre os diversos motivos para que isso ocorra, se destacam a falta de experiência, de qualificação profissional, falta de um trabalho compatível a formação do candidato e os candidatos que são considerados muito velhos ou muito jovens para exercer um determinado cargo.
Uma das saídas para essa situação é a capacitação ou reavaliação de área profissional. Especialistas afirmam que quando a oportunidade de emprego não chega, o trabalhador pode se capacitar, buscar cursos, ou até investir em outro emprego, redescobrindo o seu próprio talento em uma área de atuação nova.
Atualmente, o número de desalentados no Brasil é de cerca de 4,7 milhões de pessoas. Entre os fatores para esse crescente aumento de pessoas sem esperança, estão o desemprego e a crise econômica do país.
Fonte: G1 Pará