IBGE: Desemprego diminui e emprego informal dispara no Brasil

IBGE: Desemprego diminui e emprego informal dispara no Brasil

Uma pesquisada realizada pelo IBGE mostra que o número de trabalhadores informais, aqueles que trabalham sem carteira assinada, bateu um novo recorde. Atualmente, a categoria das pessoas que trabalham por conta própria registra 24,3 milhões de pessoas no trimestre encerrado em agosto, o que representa uma alta de 4,7% (mais 1,1 milhão de pessoas) em relação ao mesmo período de 2018.

Já os empregados que trabalham sem carteira assinada atingiu um novo recorde. 11,8 milhões de pessoas. Isso equivale a um crescimento de 5,9% (mais 661 mil pessoas).

As pessoas que possuem empregos formais e estão com carteira assinada no Brasil somam 33, 0 milhões. Para o IBGE o número representa uma estabilidade, se for comparado com o mesmo período do ano passado e com relação também ao semestre anterior.

Os dados divulgados na quarta-feira, 25, pela Ministério da Economia, mostram que o país criou 121.387 empregos com carteira assinada em agosto, o melhor para o mês desde 2013. De janeiro a agosto, saldo é de 593 mil vagas formais.

Fonte: G1 Globo

Fechar Menu