Com o objetivo de melhorar os trabalhos médicos e reduzir as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, sudeste do Pará, recebe nesta semana a visita de enfermeiras do Hospital Moinhos de Vento, localizado no Rio Grande do Sul.
A visita faz parte do projeto do Ministério da Saúde: “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil” e acontece a cada três meses. O Hospital Regional de Marabá foi escolhido por já apresentar melhorias em diversas áreas, chegando a reduzir em 53,5% os casos de Pneumonia Associação à Ventilação Mecânica (PAV), uma das doenças mais perigosas de se contrair quando o paciente está na UTI. Outras doenças nem possuem registro de ocorrência no hospital, como a Infecção Primária de Corrente Sanguínea (IPCS).
Como parte do trabalho do projeto, todos os profissionais do Hospital Regional de Marabá recebem certificados do Núcleo de Educação Permanente (NEP), como sendo a equipe que mais participou dos treinamentos realizados nos últimos três meses
De acordo com a diretora assistencial do hospital, Maria do Carmo Freitas, quem ganha com o projeto é o paciente, que vai estar mais seguro de infecções e outras doenças, graças ao trabalho multidisciplinar dos profissionais da saúde.
Agência Pará