O governador Helder Barbalho participou na manhã desta quarta-feira (2) da primeira sessão do ano da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), no plenário Newton Miranda. Além do chefe do executivo, diversas autoridades estaduais também se fizeram presentes na ocasião.
Na abertura da sessão, Helder destacou a importância das atividades do legislativo, reforçando a necessidade de união dos poderes para a construção de políticas públicas e de ações para o desenvolvimento econômico do Pará.
O chefe do Executivo também destacou a atuação e o compromisso com a manutenção do equilíbrio fiscal, o que permitiu grandes investimentos no Estado. Ele ainda falou sobre ações nas áreas de saúde e segurança pública. “Desde 2010 o estado não tinha, tanto em percentual quanto em números absolutos, um investimento tão alto, o maior da história do Pará, com R$ 3 bilhões, representando 12% da Receita Corrente Líquida”, declarou. De acordo com Helder, este é melhor desempenho em uma década. “Desde 2010 o Estado não investia tanto”, afirmou.
“Também temos cerca de mil obras em andamento em todos os 144 municípios. Pará bateu ainda o recorde na geração de empregos em 2021. Desde 2003 não tínhamos um saldo tão bom de empregos, e com isso lideramos a região Norte e a retomada da economia. Temos trabalhado também a vida da população paraense destinatária de todas as ações da segurança pública. São três anos seguidos com a redução da criminalidade”, declarou Helder Barbalho.
Na área da saúde, o chefe do Poder Executivo Estadual enfatizou que “hoje o Pará é o Estado da Federação que mais adquiriu vacinas no Brasil e uma das menores taxa de mortalidade por coronavírus no cenário nacional”.
O presidente da Casa, deputado Chicão, ressaltou a abertura da sessão com a presença das autoridades e lembrou que, a partir da próxima semana, recomeça a discussão de pautas de projetos de interesse da população do Pará. A pandemia e as dificuldades vividas com a chegada do coronavirus devem estar no cerne da construção de ações e projetos da Casa legislativa.
“Sempre temos uma atenção especial em relação a pandemia, inclusive deve ser motivo de reunião com os deputados, para analisarmos que posições deveremos tomar no Poder Legislativo. Hoje é o momento de apresentação das mensagens e de falar o que esperamos para este ano. De anos anteriores, temos uma avaliação positiva, apesar de termos enfrentado momentos difíceis em 2020 e 2021”, concluiu.
Fonte: Oliberal