O governador Helder Barbalho e o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, entregaram, na tarde desta segunda-feira (07), em cerimônia realizada no Palácio do Governo, em Belém, três viaturas, armamentos, munições e equipamentos de segurança para o Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), equipe de elite da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), formado por policiais penais concursados, preparados para intervir em casos graves de quebra de procedimento.
Helder Barbalho entregou os kits de armamento, munições e equipamentos de segurança para policiais penais. Segundo o policial penal Joelson Neves, agora a categoria se sente mais preparada para continuar cumprindo suas ações com eficiência. “Tudo o que o Estado agora está disponibilizando para nós, sem dúvida, promove a melhoria do sistema, e o reflexo é a queda visível nos índices de criminalidade, além do processo de ressocialização cada vez mais exitoso. Hoje, vemos que as forças de segurança trabalham em conjunto. Então, só podemos agradecer por todas as oportunidades que nos têm sido dadas”, destacou o agente da Seap.
O comandante do GAP, Júlio Nerys, informou que o grupamento de elite da Seap conta atualmente com 45 integrantes (homens e mulheres). O GAP também atua com o apoio de cães, treinados pelo Núcleo de Operações com Cães (NOC), que foi beneficiado com uma das três viaturas entregues. “O investimento que está sendo feito hoje no nosso pessoal é motivo de muito orgulho e agradecimento ao governo do Estado e à Seap, não apenas por nos proporcionar todo esse material bélico, mas por acreditar sempre no nosso trabalho, o que nos faz querer entregar sempre o melhor resultado possível para continuar merecendo essa atenção. Não tenho dúvida de que é algo marcante na história da polícia penal”, ressaltou o comandante.
Entre os equipamentos entregues está o novo padrão de arma curta da polícia penal do Pará: a pistola italiana Beretta, de calibre 9 mm, utilizada pelas melhores forças de segurança do mundo. No Brasil, apenas o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), e agora a Polícia Penal do Pará, vão fazer uso desse armamento.
O GAP recebeu ainda fuzis 762, de longo alcance, hoje usados prioritariamente pelas forças armadas no Brasil. O Pará é um dos poucos estados autorizados pelo Exército Brasileiro a adquirir esse tipo de armamento, em função dos recentes ataques de organizações criminosas contra policiais penais.
Além desses armamentos, os policiais penais também receberam armas carabinas CTT; sparcks (armas de choque); lançadores de granada; espargidores (spray de pimenta); desencarceradores e munições. Entre os equipamentos de segurança estão exoesqueletos, máscaras de gás, luvas, escudos e capacetes balísticos.
Fonte: Agência Pará