Nesta sexta-feira (29), o governador Helder Barbalho irá apresentar um projeto que visa a retomada econômica do Pará. Uma das medidas do projeto é voltar com as atividades econômicas do comércio e setor produtivo.
De acordo com Helder, o projeto é elaborado por áreas econômicas e de saúde do governo, levando em consideração as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), e com foco na preservação da vida.
Ainda segundo o governador, tudo será feito de maneira gradual, assim como foi o fechamento e as medidas de restrição, que sempre foram tomadas em concordância com as orientações da Sespa
Ainda na semana passada, o Governo do Pará publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE), Edital de Chamamento Público para que representantes da área comercial e de prestadores de serviços, afetados pela suspensão de atividades durante o lockdown, apresentassem sugestões de planos de reabertura dos estabelecimentos. O objetivo era ouvir os setores da economia para começar a planejar, de forma gradual e responsável, a redução de medidas restritivas provocadas pela pandemia do novo coronavírus.
Em Belém, o prefeito Zenaldo Coutinho também planeja a reabertura do comércio para esta sexta- feira (29) Após uma semana de intensas reuniões com representantes das áreas de economia e saúde, órgãos de fiscalização, empresários, ambulantes e trabalhadores, ele vai reavaliar o Decreto Municipal nº 96.340/2020, de 25 de maio de 2020, que manteve o atendimento ao público apenas das atividades consideradas essenciais. Uma última reunião está prevista para a tarde desta sexta e, somente depois, o prefeito irá divulgar as próximas medidas.
Fonte: Oliberal