O Governador Helder Barbalho anunciou que a partir desta quinta-feira (21) estará proibida a realização de festas, shows e eventos em bares de todo o Pará. A nova medida é uma resposta à pandemia de covid-19, já que o sistema de saúde tem sofrido mais pressão com o aumento no número de casos de infectados.
De acordo com o decreto, apenas restaurantes estarão autorizados para funcionar até o horário de 00h, e respeitando todas as diretrizes de distanciamento e quantidade máxima de pessoas dentro do estabelecimento.
O novo decreto também altera a bandeira de alerta em várias regiões do Pará, como a metropolitana de Belém, Marajó Oriental e Baixo Tocantins. Todas essas, que antes eram categorizadas com a bandeira verde (risco baixo), agora regridem para para amarelo (risco intermediário).
Segundo o governador, o disparo no número de casos de covid-19 no estado do Amazonas é um dos motivos para adotar as novas medidas, principalmente nos municípios vizinhos, que agora passam a ser categorizados pela bandeira vermelho (risco alto).
“São medidas preventivas para que nós não deixemos que aconteça aqui o que aconteceu no estado vizinho, e lembrando o que aconteceu na primeira onda, foi exatamente isso, começou a pressão no Amazonas e migrou para o estado do Pará. E não desejamos assistir as cenas dramáticas que nossos irmãos amazonenses presenciaram aqui em nosso território”, afirmou.
Em um vídeo divulgado pelo governador, ele pede consciência e que o uso obrigatório de máscaras seja respeitado.
“Peço, por favor, consciência. Estamos chegando no momento da vacina e logo logo todo mundo estará imunizado. Enquanto isso não acontece, use máscara, tem muita gente que parou de usar máscara, o vírus continua e temos que ter solidariedade com o próximo e nos proteger. Peço também aos prefeitos que ajudem nessa conscientização”, anunciou.
Barbalho também informou que os órgãos de segurança já devem aumentar a fiscalização a partir desta quinta para garantir o cumprimento do novo decreto.
Fonte: G1 Pará