Helder Barbalho critica anúncio da reabertura de shoppings em Belém feito por Zenaldo Coutinho

Helder Barbalho critica anúncio da reabertura de shoppings em Belém feito por Zenaldo Coutinho

O governador do Pará, Helder Barbalho, afirmou nesta quarta-feira (1) que a fala do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, foi equivocada sobre o fechamento de shoppings na capital até o dia 16 de abril. Segundo o governador, não há condições de confirmar se a abertura de espaços públicos poderá ser realizada com segurança.

“Daqui a 15 dias vamos fazer uma avaliação sobre a abertura dos shoppings. Fazemos reavaliações a cada 15 dias, que é o período da quarentena do coronavírus. Agora, fazer previsão do que vai acontecer com os shoppings daqui a 15 dias, é completamente inadequado. Isso é um grande exercício de futurologia”, declarou o governador.

O decreto assinado pelo governador estabelece que todos os shopping centers, academias, bares, restaurantes, padarias, casas noturnas e estabelecimentos similares, devem permanecer fechados em todo o estado. O mesmo documento estabelece que o período de fechamento pode ser revisto a qualquer momento sem data fixada. As medidas são tidas pelo governo do Pará como essenciais para conter o avanço do vírus.

No entanto, mesmo com a gravidade da pandemia, Zenaldo anunciou que a suspensão das atividades nos shoppings de Belém irá seguir apenas até o dia 16 de abril. Essa decisão teria sido tomada pelo prefeito em reunião com os representantes de cada shopping do município.

Ainda em relação a nova data para a retomada de atividades dos shoppings, Helder afirmou que está em diálogo com representantes dos empreendimentos para determinar o funcionamento. Além disso, reforçou a necessidade para que as pessoas fiquem em casa, para se prevenir do novo coronavírus.

“Nos vamos avaliar caso a caso, dia a dia, pra tomar nossas decisões. Decisões técnicas, baseada na ciência e na experiência dos nossos técnicos”, declarou Helder.

Em relação ao assunto, o prefeito de Belém afirmou, em transmissão pela internet, que está em diálogo com representantes dos empreendimentos para determinar o funcionamento. Além disso, Zenaldo informou que o decreto da Prefeitura estará valendo até o dia 16, período em que será analisado se haverá prorrogação ou não.

Fonte: G1 Pará

Fechar Menu