O governador Helder Barbalho anunciou na tarde desta terça-feira (29) que a categoria dos jornalistas passa a ser incluída no plano de vacinação contra a covid-19 no Estado. A afirmação foi feita em suas próprias redes sociais.
A intenção de vacinar os jornalistas já havia sido aprovado através de uma sessão da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), realizada em abril deste ano. Uma das justificativas para incluir a categoria como prioritária na imunização é o alto índice de morte de jornalistas por covid-19. Entre abril de 2020 e abril de 2021, 20 jornalistas faleceram devido a complicações da doença.
De acordo com uma nota pública da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa), a Secretaria de Comunicação (Secom), estão aptos a receber a vacina os profissionais com Diploma Superior em Jornalismo; Profissionais com Registro de Jornalista; ou Profissionais com a Carteira de Trabalho (CTPS) assinada como Jornalista. Os profissionais devem se inscrever através do site do Sinjor PA.
Já os assessores de comunicação ou profissionais freelancers, devem preencher um formulário disponível nas nossas redes sociais do Sinjor, para que também sejam incluídos na vacinação contra covid-19.