O governador do Pará, Helder Barbalho, afirmou nesta terça-feira (27) que as aulas presenciais nas escolas da rede pública de ensino só irão retornar em 2021. A justificativa do chefe do executivo é a de que a medida é necessária para evitar que as escolas se tornem um ambiente de transmissão viral da covid-19 no estado. Todos os estudantes continuarão recebendo aulas a distância, até que uma nova decisão seja realizada pela Secretaria de Educação do Pará (Seduc).
Em seu anúncio, Helder explicou que a decisão foi tomada pela Seduc com base nos dados epidemiológicos da Secretaria de Saúde do estado (Sespa). “Retornaremos em 2021. Se Deus quiser, em um novo tempo, já com a vacina e com as condições que possam proteger os nossos alunos e todos os profissionais da educação. A vida sempre deve estar em primeiro lugar”
O governador falou no ano de 2021, mas não especificou uma data para o retorno das atividades presenciais. Também não foi explicado como ficará o ano letivo dos estudantes.
Helder Barbalho ainda ressaltou que o Vale-alimentação continuará sendo mantido aos estudantes, assim como a distribuição de chips de celular com pacote de dados, distribuídos para alunos do Ensino Médio acessarem aulas remotas.
“Devemos lembrar o vírus continua e por isso a responsabilidade, a sensatez e o equilíbrio deve pautar as ações do Governo. Acima de tudo vamos pensar na saúde e na proteção”, justifica o governador.
Fonte: G1 Pará