O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) anunciou mudanças para as regras de restrição contra a covid-19 no Pará. A partir de agora, o chamado toque de recolher começará às 22h nos municípios que estiverem com o bandeiramento vermelho, e não mais às 21h.
A medida de redução do toque de recolher foi justificada pelo governador devido a diminuição da pressão sobre o sistema de saúde.
“Percebemos, nos últimos dias, a diminuição na ocupação de leitos clínicos no estado, assim como a estabilização nos números de ocupação de leitos de UTI. Além disso, houve uma diminuição nas demandas das policlínicas da região metropolitana”, explicou Helder.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), 80% dos leitos de UTI do estado estão ocupados. Os leitos clínicos registram 57,8% de ocupação.
Será modificado também o bandeiramento de três regiões do Pará. Segundo o governador, os municípios que ficam na Calha Norte, no Tapajós e no Baixo Amazonas passam a ser classificados com o bandeiramento laranja, que representa risco médio de contágio pela Covid-19. As demais regiões do estado seguem no bandeiramento vermelho, de alto índice de contágio.
O governador também anunciou a autorização das viagens fluviais para a ilha do Marajó. O fluxo de embarcações para o arquipélago estava suspenso desde o dia 29 de março.
Além disso, restaurantes e comércios de rua dos municípios em bandeiramento vermelho podem funcionar por mais tempo. A partir de agora, ambos podem estar abertos até às 21h. Nos municípios em bandeiramento laranja, os horários de funcionamento dependem de decretos municipais.
Fonte: G1 Pará