Neste feriado de tiradentes (21), o governador Helder Barbalho assinou um decreto que garante o acautelamento de arma de fogo (situação onde a arma de fogo da instituição passa para a responsabilidade e cautela do servidor público, ficando sob seus cuidados) institucional para policial militar ou bombeiro militar do estado do Pará que não estejam mais em atividade. A medida vai garantir que esses servidores possam utilizar a arma de fogo da instituição para sua própria segurança e proteção individual.
O decreto especifica que irá beneficiar aqueles servidores que, considerando a situação de elevado risco, não possuem armamento próprio ao iniciar o processo de passagem para a reserva remunerada ou aposentadoria.
Esta é mais uma medida do governo estadual de valorização dos servidores da segurança pública, pois viabiliza o direito de proteção individual de policiais e bombeiros, mesmo aqueles que não estão mais na ativa.
Durante a assinatura do decreto, o governador salientou a importância e valor de todos os policiais e bombeiros do estado, que desempenham um papel essencial para a segurança de todo o cidadão.
“No Dia de Tiradentes se comemoram todas as polícias militares e estados do Brasil e aqui no Pará, festejo o trabalho todos os policiais militares, bombeiros, militares, policiais civis, todos que compõem o sistema de segurança que permitem, a partir do trabalho da eficiência, da competência, com que o nosso estado possa hoje viver o momento de um enfrentamento firme para reduzir a violência, reduzir a criminalidade, proteger vidas, preservar a nossa sociedade e no dia de hoje também aproveitando este momento para que possamos anunciar conquistas de investimentos como renovação da frota com mais de mil e setecentas viaturas, armamentos com mais de seis mil pistolas que permitirão com que novos armamentos melhorem cada vez mais as operações da Polícia Militar, coletes balísticos para proteger e dar condição de trabalho e valorização através de melhoramentos sejam salariais, sejam também de vales alimentação para que isso motive cada vez mais a tropa a trabalhar e bem servir para nossa população. Além também de resgates para que nós estejamos adequando aos novos tempos às condições de leis que compõem e formam a Polícia Militar do nosso estado. Portanto, parabéns a Polícia Militar do Pará, Polícia Civil, ao Corpo de Bombeiros, parabéns a todos que servem ao sistema de segurança e acima de tudo que cuidam do povo paraense”, disse o chefe do executivo estadual.
Fonte: Agência Pará