Greve dos Correios pode ser encerrada ainda nesta sexta-feira

Greve dos Correios pode ser encerrada ainda nesta sexta-feira

A greve dos funcionários dos Correios pode ser encerrada nesta sexta-feira (11), como resultado de uma audiência de conciliação da categoria com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), marcada para ser iniciada às 15h. A reunião tem o objetivo de discutir as condições dos trabalhadores e um possível acordo para o retorno das atividades.

A greve já dura 25 dias e sua principal motivação é a permanência do acordo coletivo realizado em 2019, o qual foi suspenso pelos Correios em razão da Pandemia, o que resultou na exclusão de 70 cláusulas trabalhistas.

Enquanto os funcionários defendem que tais cláusulas representam direitos adquiridos, a estatal justifica que a suspensão partiu da necessidade de “adequar benefícios que extrapolavam a CLT e outras legislações, de modo a alinhar a estatal ao que é praticado no mercado”. Entre os benefícios retirados, estão a licença-maternidade de 180 dias, o pagamento de adicional noturno, o auxílio-creche e a indenização por morte.

Sindicatos contra privatização

A categoria também é contra a privatização da estatal, que será regulamentada pelo governo nas próximas semanas. “O governo busca a qualquer custo vender um dos grandes patrimônios dos brasileiros, os Correios, e entregá-lo a empresas estrangeiras”, criticou José Rivaldo da Silva, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentec).

Fonte: Tecmundo

Fechar Menu