O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que quer usar o novo mercado de gás, para diminuir o consumo do diesel no país e estimular a conversão de caminhões para o gás natural. Nesta terça-feira, 23, o novo mercado de gás será lançado pelo presidente Jair Bolsonaro.
A medida e apontada por ele como uma forma de reduzir o custo do frete no país. Atualmente, cerca de 10,6% do gás comercializado no país abastece veículos, segundo dados do setor.
A frota a gás representa somente 2,2% do total em circulação, de acordo com informações do Departamento Nacional de Trânsito.
Ainda com uma rede de abastecimento veicular limitada, focada nos maiores centros urbanos, o gás fica concentrado em grandes indústrias e na geração de energia elétrica por centrais hoje movidas, em sua maioria, por diesel e outros combustíveis fósseis.
Segundo o ministro, a base do plano que será anunciado pelo governo reside na retirada da Petrobras do mercado de transporte e distribuição de gás. A estatal concentra hoje 70% do mercado.
Fonte: Folha de SP