Governo pretende instituir adoção de idosos no Brasil

Governo pretende instituir adoção de idosos no Brasil

O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos está planejando apresentar uma proposta ao Congresso para que idosos possam ser adotados no Brasil. O objetivo é que parlamentares possam regulamentar a possibilidade de que idosos em situação de abandono possam ser acolhidos por famílias.

A pasta agora planeja desenvolver políticas sobre o tema, debatendo uma possível regulamentação da adoção, afim de lidar com o iminente envelhecimento da população brasileira.

Três projetos que tratam sobre o tema já tramitam na Câmara dos Deputados. O principal deles prevê a aplicação das mesmas regras de adoção definidas no Estatuto da Criança e do Adolescente para os idosos.

Atualmente, cerca de 30 milhões de brasileiros têm acima de 60 anos. Dados do IBGE estimam que esse número atinja 73 milhões em 2060 —o que também faria a proporção dessa faixa etária na população geral passar de 14% para 32%. Ou seja, 1 em cada três brasileiros em 2060 será sexagenário ou mais velho.

Dados do Ministério da Cidadania, que responde pela assistência social no governo federal, apontam 62.980 idosos em unidades de acolhimento conveniadas a estados e municípios, a maioria em instituições de longa permanência (nome pelo qual passaram a ser chamados os antigos asilos).

Fonte: Folha de SP

Fechar Menu