Já está inaugurada em todo o Pará a campanha “Dezembro Vermelho” que vai distribuir mais de 1 milhão de preservativos masculinos, 40 mil femininos e 40 mil sachês lubrificantes em todo o estado. O foco da campanha é reforçar a importância do uso da camisinha para prevenção de Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
A campanha é uma realização da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) e tem como alvo os jovens, entre 15 e 29 anos. Além da distribuição de preservativos, o Dezembro Vermelho vai informar e conscientizar sobre as principais infecções transmitidas através do sexo desprotegido, que podem aumentar a chance do contágio pelo HIV, Infertilidade, complicações na gravides entre outros problemas.
De acordo com o protocolo mantido pelo Ministério da Saúde, a pessoa que passou por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhado seringas, deve fazer o teste para detecção do HIV. O diagnóstico é feito a partir da coleta de sangue ou por fluido oral.
No Pará, dependendo da rede de articulação do município, a pessoa pode fazer o teste gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em um dos 80 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) e em 27 Serviços de Assistência Especializada (SAE) em HIV/Aids, que são vinculados às Secretarias Municipais de Saúde. Os exames podem ser feitos de forma anônima.
Nesses centros, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento ao usuário, para garantir uma interpretação correta do resultado.
Fonte: G1 Pará