O governador do Pará, Helder Barbalho, entregou na noite desta quarta-feira, 24, um ofício que solicita ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, a delegação de competência para que o Governo do Estado possa iniciar estudos de viabilidade para explorar o Canal do Quiriri, presente no complexo portuário do município de Barcarena.
A solicitação é justificada através de um Termo Aditivo ao convênio vigente desde agosto do ano passado, que já previa a delegação do local ao Governo do Estado, somente para obras de aprofundamento do Canal. O objetivo de Helder Barbalho e sua equipe de governo é modificar a administração e exploração da infraestrutura, possibilitando parceria público-privadas (PPPs), concessões, entre outras medidas.
Em sua conta oficial do Twitter, Helder Barbalho afirmou que na reunião com o ministro da Infraestrutura foram discutidos outros assuntos de extrema importância para o Pará, como a construção de uma ferrovia ligando Marabá até Barcarena e a possível cessão da área do Aeroclube, que agregará no processo de reurbanização de Belém.
Agora, o Governo do Estado depende da aprovação do pedido para elaborar a minuta do novo documento e iniciar os processos de exploração, concessões e outras estratégias econômicas.
Fonte: Agência Pará