Foi sancionada pelo governo do Pará nesta última quinta-feira (28) a lei chamada de “Sessão Azul” que institui a reserva de sessões especiais em cinemas de todo o estado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A lei obriga os cinemas a reservarem, no mínimo, uma sessão por mês a pessoas com autismo. Alguns critérios são exigidos para exibição das sessões: as luzes deverão estar levemente acesas, o volume de som deverá ser reduzido e também precisa ser afixado na entrada da sala o símbolo mundial do Espectro Autista.
Nas sessões, as pessoas com TEA e seus familiares deverão ter acesso irrestrito à sala de exibição, podendo entrar e sair ao longo da sessão sempre que desejarem.
O cinema poderá disponibilizar para o público em geral os ingressos que não forem comprados até cinco dias da data da sessão, desde que seja respeitada a quantidade equivalente à metade dos assentos da sala.
O governo informou, ainda, que as sessões especiais poderão ser canceladas se não houver procura por ingressos com até dois dias de antecedência da data prevista para a sessão.
A lei entra em vigor a partir de 90 dias da publicação.