O Governo do Pará vem realizando deste o último domingo, 25, uma grande operação de combate ao desmatamento ilegal no Estado. O trabalho está sendo aplicado na área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu, entre os municípios de São Félix do Xingu e Altamira, cidades que concentram grandes índices de desmatamento ilegal.
No local, foram destruídos nove acampamentos clandestinos de madeireiros que retiravam as árvores da floresta de forma ilegal. Também foram apreendidos 4 tratores do tipo escavadeira, 6 armas de fogo, 14 motosserras e 19 motocicletas.
Os agentes da operação verificaram que uma área de 2000ha foi desmatada ilegalmente. Todo o terreno já foi embargado e está proibido de ser explorado de qualquer forma.
A operação é feita com o apoio de equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Polícias Militar e Civil e do IBAMA. De acordo com dados da Semas obtidos através de monitoramento via satélite, o crescimento do desmatamento é notável na área, além de queimadas que aumentaram muito no mês de agosto.
Altamira está em primeiro lugar no ranking de desmatamento ilegal no Pará e na Amazônia legal. A cidade de São Félix do Xingu vem logo em seguida. A Área de Proteção Ambiental fica entre os dois municípios, por isso, ela está recebendo atenção especial.
Fonte: Agência Pará