Nesta sexta-feira, 27, o governo do Pará lançou oficialmente a Campanha de Vacinação contra o Sarampo. O evento de lançamento foi realizado em Belém com a presença do governador Helder Barbalho e do secretário estadual de Saúde do Pará, Alberto Beltrame.
A campanha teve sua data de lançamento antecipada devido o aumento significativo de pessoas que visitam a cidade, em decorrência do Círio de Nazaré, em Outubro. Neste período pessoas de vários estados, incluindo aqueles onde casos da doença forma registrados, costumam visitar a capital paraense, o que pode gerar aumento do risco de contaminações.
O governador Helder Barbalho afirmou que durante a campanha as famílias que tiverem filhos e netos com a faixa etária indicada como prioritária da campanha sejam levadas as Unidades Básicas de Saúde. Para isso, ele conta com o apoio de toda a população. “Bom dizer que devem ser vacinadas duas categorias de idade específicas: crianças de seis meses a cinco anos incompletos, que não comprovarem as duas doses da vacina tríplice viral”, disse o governador;
Jovens de 20 a 29 anos, que também não comprovarem as duas doses da vacina também devem comparecer as unidades de saúde.
O estado do Pará foi o único a antecipar a campanha, devido a uma ágil articulação entre o governo estadual e o Ministério da Saúde por conta da particularidade do período do Círio
De acordo com o secretário de Estado de Saúde Pública, Alberto Beltrame, a antecipação da vacinação é necessária para que em 10 dias haja o desenvolvimento de anticorpos contra a doença. Ele solicita com urgência que toda a população seja logo vacinada na primeira semana de Campanha.
Só para esta campanha, em especial, a meta é vacinar mais de 1 milhão crianças e jovens paraenses.
Fonte: Agência Pará